28 de janeiro de 2010

Inovações tecnológicas

   Em qualquer segmento, assim como na fotografia, existem algumas marcas que se sobressaem a outras. Pra quem leu minhas postagens anteriores já percebeu que sou "canonzeiro" mas com uma leve tendência para a Panasonic e ainda admiro a Nikon também. Mas não podemos nos esquecer da Sony que tá sempre na boca (e na mão) do povo e da Olympus, tradicionalíssima e de muita qualidade mas que perde um pouquinho de mercado pelo cartão de memória não tão popular.

   Enquanto isso, temos sempre outras marcas tentando se estabelecer nesse mercado, que hoje em dia é hiper competititvo, da fotografia e não podemos ignorá-las. Hoje vou citar duas aqui que para compensar uma certa desconfiança sempre trazem novidades (algumas delas muito boas) para tentar roubarem uma fatia desse mercado: A Samsung e a Fuji.

 
LCD frontal: Principal trunfo da Samsung para atrair o público jovem

   Nesse post vou falar dos modelos da Samsung que eu quero mostrar, são as ST500 e ST550 que salvo pequenas diferenças são praticamente a mesma câmera. A maior diferença está no tamanho do visor LCD que na primeira é de 3 polegadas e a segunda tem enormes 3,5" e de altíssima resolução, quase como se estivesse vendo no monitor do seu computador!!!
   Só aí já citei dois diferenciais dessa câmera em relação as outras mas o principal está por vir agora: Tanto a ST500 quanto a ST550 possuem um LCD frontal de 1,5" muito útil para os auto-retratos. Querem mais? O LCD traseiro possui tecnologia touch screen, eliminam-se todos aqueles botões traseiros, pra quem gosta de novidade é um prato cheio. Além de tudo ainda possuem macro de 3cm, ótimo pra quem aprecia aqueles closes em insetos, flores e etc, esqueci de alguma coisa? Ah tá, elas fazem vídeos em alta definição também...

   Como eu gosto de colocar minhoca na cabeça de vocês, lógico que nada é perfeito, tudo tem seus prós e contras, então lá vai: O flash só tem alcance máximo de 3,4 metros, o que é pouco se compararmos com o que vem sendo oferecido por aí; cada carga da sua bateria de lítio só faz em média 180 fotos com a ST550 e 200 fotos com a ST500, o que vemos na concorrência é de 250 pra cima.



 LCD traseiro: Enorme e sensível a toque

   No geral são duas câmeras bem acima da média, possuem resolução de 12.2 megapixels, zoom óptico de 4,6x, tamanho e peso reduzidos que a fazem ótimas opções de bolso, não possuem visor óptico que faz falta em algumas vezes, possuem estabilização óptica e digital, além de conceituadas lentes Schneider Kreuznach; porém a brincadeira está saindo um pouco cara ainda, estes modelos estão custando entre 700 e 1200 reais, é preciso esperar um pouco pois o preço sempre abaixa muito após 5 ou 6 meses de mercado.

    E então, prontos para darem uma chance a Samsung?

4 comentários:

  1. Adorei essa novidade!!!
    Principalmente o LCD frontal

    ResponderExcluir
  2. Não nego que a proposta é tentadora... rsrsrs...
    .
    Mas, falando em competitividade, a briga tá tão alucinada que as marcas lançam novos modelos num espaço de tempo muito curto. E lá estamos nós, consumidores, novamente pagando caro por isso! =P
    .
    Ontem olhando o site da Panasonic vi que a FZ28 já está na lista de produtos descontinuados! E pensar que a pouco tempo eu sonhava com uma FZ18... rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Afff, isso é triste né? As câmeras ficam apenas um ano no mercado, quando fazem muito sucesso ficam um ano e meio, dois anos no máximo nas lojas especializadas.

    Deixa eu contar uma historinha, eu vendia câmeras até bem pouco tempo mas parei por diversos motivos, só que quando apareceu a LZ8 aqui pra vender não pensei duas vezes, tinha que anunciar aquilo: Vendi 4 em um dia só e no dia seguinte não tinha mais nenhuma. Essa é a prova de que as câmeras antigas valem cada vez mais do que as novas.

    ResponderExcluir
  4. Olha, Rodrigo, quando eu penso que perdi a oportunidade de comprar a FZ28 no Extra.com por pura inocência de achar que sua sucessora fosse melhor em todos os quesitos... dá uma raiva.
    .
    Minha irmã ainda insistiu pra que eu comprasse, mas preferi esperar a FZ35 chegar no site. Resultado, quando descobri que a FZ28 ainda é melhor por "n" motivos já era tarde... e pior.... agora não a encontro mais. =/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails