16 de maio de 2010

Novas câmeras da Sony com qualidade profissional...de bolso

   A Sony segue a tendência iniciada pela Samsung ano passado de câmeras do mal EVIL (Electronic Viewfinder, Interchangeable Lens – visor eletrônico e lentes intercambiáveis) com a NX10 e lança câmeras compactas equipadas com sensor CMOS APS-C de 3,65 cm² e lentes intercambiáveis mas que não são reflex. Elas se chamam Alpha NEX 3 e Alpha NEX 5 e pra se ter ideia da qualidade desses sensores, câmeras consagradas como Canon XSi e T2i tem sensores menores.
 Protótipos lançados no início do ano

   À primeira vista a câmera pode parecer bem estranha pois o corpo é de compacta mesmo, de bolso mas as lentes são enormes, maiores que o corpo da câmera e com um sensor deste tamanho é esperado muita qualidade, pouco ruído e se fizer sucesso, que venham acessórios e lentes para não deixar os consumidores "desamparados". O grande problema seria mais uma baioneta diferente (Sony tipo E), então não há compatibilidade com as lentes da série Alpha DSLR.
Reparem na "tampa" acima do LCD à esquerda: Porta de acessórios onde se encaixa o flash externo

   Por causa disso, a Sony já lança 3 novas lentes:

  16mm/f2.8 (equivalente a 24mm devido ao fator de corte de 1.5x de seu sensor)
  18-55mm/f3.5-5.6 (equivalente a 27-82,5mm e deve ser a lente padrão do kit)
  18-200mm/f3.5-6.3 (equivalente a 27-300mm, aproximadamente 11x de zoom)
 Diferença brutal entre o corpo da câmera e a lente 18-200

   A diferença entre a NEX 3 e a NEX 5 é que a última faz vídeos full HD (1920x1280) e a outra em HD (1280x720), já as próximas características são comuns às duas câmeras: Resolução de 14 megapixels; flash externo com alcance de 12 metros que deve vir incluído no kit e se encaixa num novo formato de sapata; LCD inclinável de 3 polegadas; slots para cartão SD e Memory Stick (rumo à padronização); e não há um visor óptico dando toda a pinta de câmera compacta mesmo.

   É uma grande sacada, uma nova realidade da fotografia digital e também uma nova rivalidade: Quem vai sobressair nessa briga? As Micro 4/3 ou as novas compactas com sensor APS-C?

18 comentários:

  1. A palavra certa é: atração rs...

    Apesar de não ser mt fã da Sony, como o Rodrigo
    disse é uma ótima sacada. Em função do formato
    lembra uma câmera compacta com lente tele-objetiva
    com anel adptador rs.

    Quero ver uma pessoalmente pra poder opinar.

    É esse novo formato: compactas com qualidade
    de dslr, promete em um futuro próximo.

    Abraços a todos (:

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser nota 10 no quesito beleza, parece superar ou pelo menos atender às expectativas de quem precisa de um equipamento mais compacto e que faça boas fotos.
    Acho que vai emplacar.

    ResponderExcluir
  3. O q vcs indicariam? uma da linha NEX ou uma Nikom D3000?

    ResponderExcluir
  4. Estou procurando uma camera principalmente pra tirar fotos do meu filho pra poder guardar em albuns.

    E queria uma com qualidade de cor e nitidez. Um parente tirou algumas com uma NIKON D3100 e fiquei impressionado. Mas, o preco esta um pouco fora pra mim. Queria gastar ate uns 1500,00.

    Alguma sugestao? Essa Sony Nex C3 me atenderia? Alguma melhor??

    Muito obrigado e parabens pelo excelente BLOG.

    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Olá Gustavo, obrigado pela presença no blog.

    Como é só por hobby pode ser a NEX C3 ou qualquer outra NEX dentro deste preço.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Rodrigo..Estou procurando uma camera para levar para viagens. Que tenha imagens nítidas, boas fotos de paisagens, fotos em família e também fotos noturnas. Estou na dúvida entre, esta Sony nex-5, nikon s9100 ou P500, ou a canon hs500

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mailand, obrigado pela presença no blog.

      Como você citou várias câmeras, cada uma pertencente a uma categoria diferente é preciso primeiro definir que tipo de câmera usar para depois escolher o modelo.

      A NEX-5 é uma câmera de lentes intercambiáveis e o seu trabalho ficará limitado pela lente que estiver usando; a Nikon S9100 é uma compacta superzoom, prioriza longo alcance; a P500 também é uma superzoom mas é avançada pois possui controles manuais e sabendo usar estes controles as fotos podem ficar muito melhores; e a Canon que você citou deve ser a ELPH500, é uma compacta de zoom mais curto. Também existem câmeras de alcance curto mas possuem controles manuais e qualidade superior.

      Definindo o tipo de câmera que pretende usar e o seu orçamento poderemos juntos chegar a uma câmera que atenda suas necessidades.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo, isto é para você ver como eu estou confusa...eu não queria uma máquina simples, queria aprender a usar os controles manuais, mas que a mesma também tivesse o automático. A máquina tem que ter um zoom razoável, boa para eu levar para viagens e eu queria uma que fizesse boas fotos noturnas. O meu orçamento é de 1500 a 2000 reais.. Obrigada pela ajuda

      Excluir
    3. Mas agora ficou bem mais fácil decidir, sua câmera precisa ser no estilo da P500 então. Eu recomendo a Panasonic FZ47, não precisa gastar nem metade desse orçamento para ter uma boa câmera. Se preferir algo menor, a opção seria a Canon SX230.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Olá Rodrigo, estou querendo uma camera para viagens, que tire fotos nitidas cores vivas e que faça boas fotos em baixa luminosidade e com zoom razoavel e custo até R$600 . Estou na dúvida entre a canon sx130is, panasonic zs8, canon sx230is. Caso conheça alguma automática melhor e de custo tb aceito sugestões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior, obrigado pela presença no blog.

      As 3 que citou são as melhores da categoria e possuem qualidade de imagem e recursos bem semelhantes. Hoje acho que a SX230 possui o melhor custo-benefício.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Grande Rodrigo,

    Tenho hoje uma FujiFilm SL300 e achei uma promoção da NEX-F3 por R$ 899,00. Vale a pena?

    Não sou fotógrafo profissional nem tenho pretensão para tal, mas sou sócio de uma agência de publicidade e preciso fazer umas fotos para quebrar o galho de alguns clientes as vezes.

    Me responde assim que possível, quero aproveitar o preço se você me disser que é boa! Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa câmera, com a qualidade de imagem dela a esse preço não tem igual aqui no Brasil. Mas saiba que o comportamento destas cãmeras de lentes intercambiáveis e sensores maiores é bem diferente de compactas como a SL300 e não há uma boa oferta de lentes para esta câmera aqui no Brasil, só no exterior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Olá Rodrigo.
    Queria saber qual e a melhor DSLR com preço mais acesivel (1500 a vista)
    Ainda não sou nenhum profissional e estrou querendo entrar no mundo fotografico, mais o meu maior interesse e no mundo cinematográfico.
    Tava vendo no kabum e submarino, qual delas e melhor? Alpha a37k, D3100 VR e Alpha NEX F3. Se tiver outra melhor neste preço, me recomenda aew.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das 3 que citou eu não vou indicar a melhor pois estão todas praticamente no mesmo nível, mas a que lhe permite mais opções por ter lentes e acessórios a venda com facilidade aqui no Brasil é a Nikon D3100.

      Porém, a que eu recomendo é a Canon T3 pois com ela você poderá usar todas as lentes feitas para Canon sem restrição alguma, na Nikon D3100 você terá restrição de autofoco em alguns modelos.

      E há uma questão que deve ser observada em vídeos: por se tratarem de câmeras fotográficas, elas apenas quebram um galho em vídeos, não pode exigir delas um desempenho de filmadoras já que elas possuem muitas restrições quanto ao foco, ajustes de imagem e tempo de duração dos vídeos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Eu tinha ficado de olho na T3, entrando ela so grava em 720p e algo meio decepcionante para quem quer gravar. E eu quero passa o maior tempo posivel sem trocar de camera.
      Qual você recomendaria para fazer videos? Uma coisa antes, eu gosto daquele ranger como da canon, nos videos que vi no youtube a sony ate que tem um HDR bom.

      A nikon tem filtro ou lente que aumente o ranger desde que seja um preço acessível?

      Excluir
    3. Se a intenção principal for fazer vídeos, dificilmente uma câmera fotográfica irá lhe agradar em cheio pois elas possuem uma série de limitações que não encontrará em uma filmadora, que é própria para isso: falta de ajustes de imagem, tempo de duração dos vídeos, autofoco contínuo, entre outros. Saiba que câmeras fotográficas apenas quebram galho em vídeos.

      Acredito que a Sony A37 seja a melhor nessa função, mas há uma irritante falta de lentes e acessórios para ela no mercado brasileiro. Só recomendo reflex Sony se tiver faclidade para comprar no exterior.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails