25 de março de 2011

SZ20 e SZ30, novas opções de superzoom Olympus

   Seguindo tendência mundial de mercado, a Olympus continua inflacionando e inchando o mercado de superzooms automáticas em corpos relativamente compactos, com dois novos modelos de uma série que foi iniciada há apenas um mês mas agora estão usando o sensor CMOS de 16MP. Há poucas diferenças entre os dois modelos mas que terminam fazendo as duas serem muito diferentes, para diferentes tipos de públicos.
 Muito mais do que apenas câmeras de elegante aparência

   A Olympus SZ20 conta com lente de 12.5x de zoom cobrindo distância focal de 24-300mm com abertura 3.0-5.9 e supermacro de 1cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/2500 e 4 segundos; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO de 3200; modo contínuo de 9fps; faz fotos 3D; faz panorâmicas; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps; o alcance do flash é de até 6.7 metros em ISO 1600; seu LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 SZ20 não possui dial de modos de exposição

   Opinião do blogueiro: É mais uma opção nesse novo nicho de médio alcance que se criou mas continua sem controles manuais. Os filtros de arte da Olympus são interessantíssimos além do supermacro de 1cm, da grande angular de 24mm e a velocidade dos cliques é excelente. Fotos 3D e panorâmicas são outros itens muito procurados ultimamente. Recomendada com a ressalva da exagerada resolução.
 Painel traseiro bem limpo da SZ20

   A Olympus SZ30 possui um zoom bem agressivo de 24x cobrindo distância focal de 25-600mm com abertura 3.0-6.9 e supermacro de 3cm; a velocidade dos cliques fica entre 1/1700 e 4 segundos; estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 7fps; faz fotos 3D; faz panorâmicas; vídeos Full HD com taxa de 30fps; o alcance do flash é de até 9.3 metros em ISO 1600; LCD de 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Modo MR no dial de exposições da SZ30 faz, literalmente, mágicas

   O novo e inédito sistema com dois processadores independentes merece um parágrafo à parte já que permitem além de fotos e vídeos simultâneos, coisa que já era bem comum em outros modelos de várias marcas, dois vídeos ao mesmo tempo: Um Full HD e outro VGA, por exemplo, ou até mesmo um vídeo simples e outro com efeitos de arte. Também podem ser feitas duas fotos ao mesmo tempo: Uma em alta e outra em baixa resolução, um sonho antigo de muitos fotógrafos! Bela iniciativa da Olympus. 
 Poucas diferenças no painel traseiro em relação à irmã "sem mágica"

   Opinião do blogueiro: Tecnicamente é inferior à SZ20: Não tem a mesma grande angular, supermacro inferior, velocidade menor tanto no modo contínuo como nos disparos rápidos mas possui um flash mais potente além do zoom mais extenso mas o sistema de duplo processador chamado Multi-Recording é algo especial. Recomendada pela originalidade.

2 comentários:

  1. Ainda me lembro quando se podia contar nos dedos de uma mão as superzooms...rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, hoje elas são maioria. Virou Gremlin, a cada esquina surge uma nova.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails