1 de novembro de 2012

Sites e blogs sobre fotografia

   Já faz muito tempo que pretendo fazer uma postagem citando todos os sites e blogs que leio e recomendo sobre fotografia. Ainda acho que vou terminar esquecendo um ou outro mas os leitores podem ficar à vontade para complementar a lista nos comentários.

   O primeiro que comecei a ler e recomendo fortemente é o Dicas de Fotografia, quem já conhece sabe que é o blog sobre fotografia com a linguagem mais simples e clara que existe graças à fotógrafa paranaense Claudia Regina que explica com enorme facilidade mesmo as mais complicadas dúvidas sobre o assunto.

   O Resumo Fotográfico do qual sou colaborador semanal é um dos mais completos sites em língua portuguesa pois abrange todas as áreas relacionadas a fotografia. Criado pelo fotógrafo mineiro Cid Costa Neto.

   O fotógrafo português José Loureiro é, na minha modesta opinião, quem mais entende de equipamento em língua portuguesa e talvez no mundo todo. Seu site é o José Loureiro Photography. Os reviews dele são de máxima importância para mim e servem de inspiração para o Foto Fácil.

   O Não me Mexam nos JPEGs do Júlio Assis Ribeiro, radicado em Portugal, conta histórias através da fotografia. Leitura obrigatória para quem quer conhecer diferentes fotógrafos e seus variados estilos.

   Os blogs Tem na Fotografia, Fós Grafê, Fotografe Também, Por Trás da Objetiva e Fotografe Uma ideia! também abordam todo tipo de assunto relacionado a fotografia, todos com uma linguagem muito clara.

   O http://fotografia.blogspot.com.br/ é para quem quer ver foto bonita. Lindas fotos de vários usuários do Flickr vão parar lá.

   O melhor canal no Youtube sobre fotografia é a Escola Pública de Fotografia do Sit Kong Sang. É parada obrigatória para os fotógrafos.

   Pra finalizar, um blog muito bom que descobri recentemente é o Pavan Fotografia do fotógrafo Marcus Vinícius Pavan. Conheci este blog quando uma leitora me enviou este artigo interessantíssimo aqui: http://www.mvpavan.com.br/blog/2012/10/08/colecao-de-icones-de-cameras-fotograficas-the-camera-collection/.

   É impossível não aprender algo lendo estes sites e blogs, e também é imprescindível a leitura destes para se manter por dentro do que acontece no mundo da fotografia. Vamos aproveitar o conhecimento que eles tem a nos oferecer e colocar em prática na arte da fotografia que tanto gostamos de exercer.

16 comentários:

  1. Rodrigo, agradeço os elogios pelo blog.
    Um abraço e sucesso
    Marcus, Pavan Fotografia

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas indicações de blogs. Estou babando nas fotos do http://fotografia.blogspot.com.br/ show de imagens !
    Abraços
    Dri

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo,

    Agradeço pela referência que fez ao Fotografia!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz pelo nosso querido Tem na Fotografia ter sido lembrado! É muito importante para mim como editora, ter esse reconhecimento aqui! Abraços grandes!

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo

    Muito obrigado pela menção bem simpática ao "JPEGs".
    Apenas posso corresponder dizendo que o Foto Fácil é leitura mais que obrigatória para mim.
    Um abraço

    Júlio Assis Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ouvir" isso de você é uma honra, Júlio. Eu que te agradeço!

      Excluir
  6. Rodrigo, sou sua fã desde que o conheci no orkut. Obrigada por compartilhar tantos conhecimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por me acompanhar durante tanto tempo. Lembro bem de nossas primeiras conversas sobre a 50mm f/1.4!

      Excluir
  7. Opa! Obrigado pelas indicações, Rodrigo. Aproveito para compartilhar uma descoberta de ontem, o site do Nelson Ricciardi, que mesmo parado desde 2006 (lá se vão mais de 6 anos) tem coisas bem interessantes: http://mysite.verizon.net/nelsonricciardi/Artigos.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, uma pena esse site estar desativado, hein? Cheio de informação boa, obrigado por ter compartilhado!

      Excluir
  8. Acabei de perguntar em outros post, sobre indicações de sites e blogs, procurando por aki achei este post. Considere respondido rs.

    Pena que aki no trabalho o Flickr eh bloqueado, trabalho embarcado e só consigo ver fotos e o mural na folga. =/


    Matheus Bezerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também tem essa lista de sites e blogs do lado esquerdo aqui que é permanente, dê uma olhada!

      Excluir
  9. Boas galera! Aproveito para compartilhar com vocês um outro site que conecta fotógrafos e clientes! Util para fotógrafos encontrarem novos trabalhos: www.zoomyard.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails