9 de abril de 2013

Saiu a Panasonic GF6

   A primeira fabricante de câmeras sem espelho, as chamadas mirrorless ou DSLM, chega à sua quinta geração de câmeras desta categoria com  a GF6. É que a Panasonic, como boa japonesa que é, deve considerar o número 4 amaldiçoado, não há o número 4 em nenhuma de suas categorias de câmeras mais avançadas, nenhuma mirrorless e nem a sua compacta premium.
Panasonic GF6 disponível nas cores branca, marrom, preta e vermelha
   A Panasonic GF6 é equipada com sensor CMOS de 16MP (4/3 com 16.7MP de resolução total); possui 23 pontos de autofoco; faz fotos nas proporções 4:3, 3:2, 16:9 e 1:1; sensibilidade ISO 160-25600; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos com sincronia de flash a 1/160; modo contínuo ilimitado de 20fps ou 4.2fps com autofoco; seu flash possui número-guia 6.3; possui wi-fi, NFC, fotografa em 3D (com a objetiva destinada a este fim) e RAW; faz vídeos em Full HD com taxa de 30fps em formatos AVCHD e MP4 e som estéreo; seu monitor inclinável e sensível a toque mede 3 polegadas; e é alimentada por capacidade para cerca de 330 fotos por carga.
Importante a inclusão do dial de funções
   Uma das armas da Panasonic é a conexão wi-fi com tecnologia NFC que conecta dois aparelhos apenas ao tocá-los um ao outro, outra boa sacada são os vídeos Full HD em formato MP4 que são bem amigáveis que os AVCHD. As integrantes do sistema Micro 4/3 (Leica, Olympus e Panasonic) vem desenvolvendo vários sensores ano após ano mas não tem aumentado a resolução dos mesmos, é outro ponto a favor do sistema mais completo de câmeras mirrorless que existe atualmente. A diferença mais marcante para a sua antecessora é a inclusão de um dial de funções dando um ar mais profissional à câmera.
Monitor articulado é bastante útil neste tipo de câmera
   Opinião do blogueiro: É uma câmera que chama atenção pelos penduricalhos mas até que eles são úteis, vivemos em uma era onde tudo é conectado então o wi-fi estará cada vez mais presente em nossas vidas, e o NFC também. O monitor com tecnologia touchscreen é extremamente útil para câmeras com conexão wi-fi e o fato de ser inclinável também ajuda muito por ser uma câmera que funciona muito bem em modo Live View. Em qualidade de imagem não deve trazer nada muito diferente das outras Panasonic deste segmento mas, na data de hoje, está recomenda apesar de ainda não termos data de lançamento e preço divulgados.

12 comentários:

  1. Olá, boa noite.

    Vendo o post fiquei com uma dúvida. Esse modelo também tem suporte pra lentes Leica? O que é muito comum em outros modelos da Pana..
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for da baioneta Micro 4/3 sim, até as Zuiko da Olympus podem ser usadas.

      Excluir
  2. Na B&H, em NY, está em pré-venda por US$ 699.00 com a lente kit 14-42mm (não a powerzoom da foto que está no blog, que deve ser mais cara). O que ainda não me convence nesse sistema m4/3 são os preços praticados. Nem as câmeras, nem as lentes são baratas. Estão pau a pau ou mais caras que as DSLRs APS-C, que possuem sensores maiores e lentes com mais vidro. Me chama a atenção, porém, pela portabilidade e boa qualidade de imagem.

    ResponderExcluir
  3. gracinha essa vermelha!
    tudo de bom o LCD articulável tbém.
    E super curtinha essa lente 14-42. Bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essas lentes curtinhas e leves as mirrorless começam a fazer mais sentido!

      Excluir
  4. Ainda bem que a resolução continua os mesmos 16 MP. Se houver melhorias no sensor, realmente será uma evolução em relação as antecessoras.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma Nikon D3100, mas meu próximo sonho é possuir uma mirroless 4/3, Panasonic ou Olympus. São leves, ágeis e com excelente qualidade de imagem.

    ResponderExcluir
  6. Ola Rodrigo....Quero dizer a vc que gosto muito do seu site, e agradecemos a vc em se por a disposição daqueles que tem suas duvidas, vc tem sido uma benção para muitos de nós...mas olha eu queria aproveitar e perguntar a vc o que vc acha da camera Digital Sony NEX-F3 (Gostaria de tirar com ela fotos de qualidade, como de paisagens, objetos de perto, enfim)...estou em duvidas e tambem se alem dessa poderias me indicar outras.


    um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa câmera, o problema é a falta de lentes e acessórios para ela aqui no Brasil, por isso termino indicando as reflex Canon ou Nikon aqui. Ou, se você pretender ficar com uma única lente para sempre, considere a Canon G1x.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Comprei uma GF-1, possuo 3 lentes, a 20mm, a 14-42vario x e a 14-45... todas da panasonic... é um excelente sistema para quem é amador, como eu, a câmera é pequena, tem a maioria das funções de uma DSLR (inclusive a GF-1 possui modo Bulb!!! ideal para time lapse), leve, discreta, fácil de carregar ... a única coisa que vai contra é a ausência do visor óptico (o eletrônico é péssimo - eu tenho) e o preço dos acessórios como lentes e flash... fora isso, sou um micro 4/3 lover...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails