2 de maio de 2013

Canon 28-300mm: uma objetiva faz-tudo de alta qualidade

   Quem me conhece sabe que sou defensor das objetivas "faz-tudo", aquelas que vão de grande-angular a tele e nos permitem fazer todo tipo de foto sem precisar ficar trocando de objetiva a todo momento, mas todo equipamento que se propõe a fazer de tudo, o faz apenas regularmente. Então, é preciso ter cuidado ao analisar este tipo de equipamento para não fazer comparações injustas e chegar a conclusões erradas pois não dá para ter uma objetiva com alcance tão longo e exigir nitidez de lente prime. Mas tem uma que quase foge à regra, existe uma objetiva Canon de alta qualidade e que faz de tudo. Ou quase tudo...
Cor branca característica das objetivas tele da série L Canon 
   A EF Canon 28-300mm f/3.5-5.6L IS USM, como a própria nomenclatura diz, possui a superior qualidade de imagem das lentes L, além de estabilizador e motor ultrassônico. Possui abertura mínima f/22-38 (40 se usar intervalos de compensação de 1/3 em vez de 1/2); distância mínima de foco de 70cm; construção interna de 23 elementos em 16 grupos; possui diafragma circular de 8 lâminas; o diâmetro de filtro é de 77mm; pesa cerca de 1670 gramas e mede aproximadamente 9.2x18.4cm. É ideal para câmeras com sensor full-frame mas também pode ser usada satisfatoriamente em câmeras com sensor APS-C se não  sentir falta de uma grande-angular já que a distância focal seria de aproximadamente 45-480mm.
28-300mm montada em uma Canon 1D Mark II
   Possui 3 aneis de controle: zoom, foco e ajuste de suavidade do anel de zoom. Possui também 4 botões deslizantes: ajuste de distância de foco para 70cm ou 2.5m (a posição 2.5m permite um autofoco mais rápido quando fotografar motivos muito distantes); seletor de foco manual ou automático; liga/desliga estabilizador; e seletor de tipo de estabilização (modo 1 para uso com mãos livres corrigindo vibrações em todas as direções e modo 2 para uso em tripé corrigindo apenas na vertical ou na horizontal); e vem com  parassol e colar de tripé. Como toda lente L da Canon, não é barata: no Brasil é encontrada a partir de 6.500 reais e no exterior a partir de 2.500 dólares. Indicada para profissionais, não é objetiva para hobby e não pode ser comparada às 18-200mm, 18-250mm, 18-270mm e 18-300mm que existem no mercado.

Postagem sugerida pela leitora Regina.

24 comentários:

  1. Linda objetiva, será que a Nikkor 18-300mm possui qualidade semelhante ou é inferior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente é inferior, por vários motivos: nem são concorrentes, esta 28-300mm da Canon é da linha de uso profissional. A 18-300mm não possui uma construção óptica da mesma qualidade, consequentemente é muito mais barata. A 18-300mm é uma objetiva dedicada a câmeras com sensor APS-C, é uma DX e as melhores objetivas da Nikon são (e tem que ser) as FX. Enfim, a comparação deve ser feita com a 28-300mm da Nikon.

      A 18-300mm da Nikon concorre com 18-270mm da Tamron e 18-250mm da Sigma.

      Excluir
  2. Outro grande post, Rodrigo. Se me permite o pitaco, transfira a resposta dada a "anônimo" ao corpo da sua postagem. Acredito que muitos se interessarão em saber o público-alvo específico desse belo equipamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, fiz um pequeno adendo no último parágrafo!

      Excluir
  3. Rodrigo sou fotografo esportivo e olhei seu post sobre a 28-300, ja possuo uma 70-200 e estou querendo comprar a 200-400 com 1.4x e uma 24-70, minha pergunta seria eu conseguiria com essa 28-300 ter a gama e os resultados parecidos....não levar em conta os custos....ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a 28-300mm você ganha muita versatilidade, principalmente se for usada em uma câmera Full Frame, mas é preciso saber que o preço da versatilidade é a qualidade. A qualidade dela é muito boa mas ela nunca vai ter o mesmo desempenho de uma 70-200mm.

      O que eu posso garantir é que ela cumpre o seu papel muito bem, não tem objetiva melhor que essa que faça de grande angular a tele. Mas não dá pra comparar com os resultados de quem só faz tele.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Quanto custa uma lente destas para a canon? mas eu nao queria uma profissional. Preciso de ajuda. É assim, eu adoro tirar fotos e tenho uma canon 600D, e agora queria uma objetiva. eu já tenho uma, mas é 18-55, agora, eu podia comprar uma 70-300, mas eu nao queria andar com duas lentes, percebe? queria uma lente que desse muito perto, como muito longe... ser+á que me pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma Sigma 18-250mm e recomendo, custa menos de 1500 reais na maioria das lojas, custo-benefício excelente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo! Tenho uma Sigma igual a sua. Amo fotografar e faço por hobby. Isso já me coloca na categoria de aprendiz, que apanha muito para conhecer, entender e aplicar os recursos oferecidos.
      Minha pergunta possa ser, aos olhos de profissionais como você, tola e nem sei se conseguirei expressar o que realmente gostaria de saber: qual o alcance de um objeto, paisagem, e afins, consigo, transformado em metros? Minha amiga comprou um máquina semi-profissional da Sony com zoom ótico de 50 x. Traduzindo e comparando: ela conseguiria aproximar mais cenas, paisagens?
      Agradeço-lhe muito.
      Abraço,
      Tere Zerbini

      Excluir
    3. Olá Tere, mas eu não sou profissional, sou apenas mais um amador que gosta de compartilhar o que aprende.

      Então, há uma forma bem fácil de se medir isso, é pela distância focal. Comparando sua objetiva com a câmera de sua amiga (que deduzo ser uma HX300 ou HX400 pois são as duas Sony que possuem 50x de zoom), podemos perceber que facilmente a Sony aproxima muito mais. A Sony e qualquer outra superzoom de qualquer outra marca pois lentes de alcance muito longo são muito caras e fica inviável pelo peso e tamanho fazer lentes iguais às da superzoom para câmeras de lentes intercambiáveis como a sua.

      Na prática a sua lente Sigma alcança a distância focal de 400mm se sua câmera for uma Canon ou 375mm se for de qualquer outra marca. Enquanto isso a Sony de 50x de zoom alcança até 1200mm, pelo menos o triplo da sua lente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  5. Eu li sobre a comparação da 70 -200 e esta 28 - 300. Eu estou querendo comprr a 70 -200, porém ao ler sobre esta fiquei na dúvida. O que vc me indicaria?

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh quero saber tb se vc vende as lentes, se vender manda os preços via e-mail: shirleyhelane@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a 70-200 e a 28-300 são lentes totalmente diferentes, não cabe uma comparação direta entre elas já que cada uma tem a sua utilidade. Enquanto a 28-300mm é uma lente do tipo "faz tudo" e mais indicada para câmeras full frame, a 70-200mm é uma objetiva específica para fotografar de longe e serve muito bem tanto nas full frame quanto nas APS-C.

      Então, depende de que câmera você tem e de que tipo de ftografia pretende fazer com a lente, só então poderemos ver qual lente seria melhor para você.

      E não vendo as lentes.

      Excluir
    2. Eu tenho uma full frame, a 5D mark II. Quero qualidade. Fotografo eventos e books. Ja tenho a 35mm 1.4 L, a fisheye 4.0 8-15 L, 85mm 1.8 e 50mm 1.8. Pretendo trabalhar com duas cameras full frames, O que vc indicaria nessas condições?

      Excluir
    3. Acho que, como fotografa books e eventos, tem lente que preenche melhor seu kit do que as duas que citou. Vejo que você não tem nenhuma grande angular, não sente falta disso? Eu tentaria uma 24-70mm ou 24-105mm, acho que seriam bem mais interessantes, principalmente para eventos.

      Mas, se a escolha for limitada àqueles dois modelos então recomendo a 28-300mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Mas li anteriormente que a qualidade da 28 - 300 não é a mesma que a 70 - 200, sem falar que nao é uma lente clara. No caso, vc acha que valeria mais a pena comprar a 70 - 200 e uma grande angular ou comprar somente a 28 - 300?

      Excluir
    5. Sim, realmente não tem a mesma qualidade pois é uma lente "faz tudo" e fica impossível manter o padrão de nitidez de uma lente que é só tele. Neste caso, vale mais a pena uma grande angular (a 24-70) e a 70-200.

      Excluir
  7. Olá Rodrigo, gosto muito de fotografar pássaros... Qual lente você mais indica? Estou na eminência de comprar uma 28 300, eu busco qualidade, nitidez e não importo em recortes depois dos cliques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edino, acho que a melhor opção para você seria a 70-200mm. Pesuise sobre ela e veja se atende melhor suas necessidades.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Olá Rodrigo tenho uma Canon 30D quero compra uma lente pra fotografo natureza, animais etc, que vc me aconselha desta Lente Sigma AF 50-500mm f/4.5-6, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa lente, recomendo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails