24 de maio de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2003)

   Após um breve período em que o avanço tecnológico da fotografia digital ficou um pouco estagnado, 2003 foi um ano de câmeras marcantes, algumas inovações foram mostradas mas também não faltaram bizarrices tecnológicas (sempre tem) como a Nikon SQ que possuía um esquisitíssimo formato quadrado (o SQ deve vir de square=quadrado em inglês) com lente e flash virados para o alto. Para virá-los para a frente era necessário mover a parte direita da câmera como dá para perceber nas fendas da câmera na foto abaixo.
Bizarra Nikon SQ
   A Olympus se destacou naquele ano com uma vistosa compacta premium C5060 que possuía sensor CCD de 1/1.8 de polegada com 5.1 megapixels de resolução e lente com uma grande-angular excepcional para a época, de 27mm, e 4.1x de zoom. Possuía controles manuais, um monitor LCD móvel, sapata para flash e LCD superior para visualização de dados de exposição. Espetacular!
Espetacular Olympus C5060
   A consagrada série F de câmeras superzoom da Sony chegava ao seu auge com a não menos espetacular F828. Super elogiada, com muita razão, possuía sensor de 2/3 de polegada com 8 megapixels de resolução. que já mostrava que a Sony iria adotar a política de altas resoluções mas, nessa época, com um ótimo sensor. Sua objetiva Carl Zeiss 28-300mm possuía anel de foco e zoom (faz tanta falta hoje em dia) e era bem luminosa, a abertura era f/2.0-2.8 com macro de 2cm que era bastante para a época. Lotada de atalhos para controles manuais, certamente foi o destaque daquele ano em câmeras compactas.
Sensacional Sony F828
   No âmbito das câmeras reflex tivemos a primeira feita pela Pentax: a *ist D com sensor APS-C de 6.1 megapixels que era o mesmo usado na Nikon D100. Ainda usava o antigo cartão Microdrive mas também havia um slot para Compact Flash e era a menor e mais leve reflex digital da época.
Primeira reflex digital da Pentax, a *ist D
   A Sigma havia criado no ano anterior (em 2002) a sua primeira câmera com o sensor Foveon de 3 camadas, a SD9, mas com a entrada de Pentax e Olympus na era digital, criou logo uma sucessora que foi a SD10. Se esse sensor ainda parece revolucionário para os dias de hoje, imaginem nos anos de 2002 e 2003 o assombro que deve ter causado essa nova tecnologia.
Sigma SD10 e um design muito limpo
   E, como citado no parágrafo anterior, a Olympus invadiu o mundo digital com a E1, a primeira reflex totalmente desenvolvida para o formato digital incluindo a baioneta 4/3 e o sensor desenvolvido pela Kodak com 4/3 de polegada e fator de corte 2x. Este sistema foi batizado de E-System e já era planejado e desenvolvido desde 2001 por estas duas empresas. Mais uma prova do quanto a Kodak foi gigante para a fotografia digital...
Olympus E1 foi a primeira reflex totalmente desenvolvida para fotografia digital e primeira com sensor 4/3

11 comentários:

  1. Tenho até hoje essa sony f828,usei bastante entre os anos de 2005-2007,junto com o flash externo,fotos noturnas quase sempre ficavam muito boas a qualidade,fotos noturnas nesse caso em aniversários de familia,além do zoom bom e claro a abertura espetacular,pena que hoje as fabricantes colocam lentes claras a preços altos,tenho ela junto com o compact flash de 512mb que pra época era boa,pelo menos eu achava,além do parasol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho idéia quanto ela vale,quanto você quer pagar?

      Excluir
    2. Rs, eu tava brincando mas é uma câmera que infelizmente ninguém pagaria o que ela vale pela idade que tem, apesar da qualidade excepcional.

      Excluir
    3. Hum..cai nessa :)

      Achei estranho pois quem vai querer essa câmera hoje não deve entender nada de,câmera bem antiga,pra época a qualidade era muito boa,mas pra hoje...nem tanto,ela junto com minhas antigas canon de 3.2mp,sony w150 e outras câmeras mais antigas da época de filme estão guardadas nem coloco pra vender pois não iria vender mesmo,muito antigas

      Excluir
    4. É que o sensor sofre um desgaste, tenho certeza que se ela fosse novinha em folha daria um banho nas câmeras atuais.

      Excluir
  2. Pelo que pude perceber em 2003 a canon não teve nenhum grande lançamento,a canon ainda não dava muro atenção a essa área não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita atenção

      Excluir
    2. Dava sim, as séries de sucesso dela já sobressaíam em relação às outras, já estava mostrando superioridade mas não trouxe novidades neste ano.

      Excluir
  3. SHOOOWWWW essa olympus, hein!!!
    e a bizarrice dessa nikon, prefiro nem comentar, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo ano tem uma bizarrice dessa, a de 2013 eu acho que foi da Canon...

      Excluir

Related Posts with Thumbnails