26 de agosto de 2013

Editores de imagem online

   Os editores online são uma alternativa prática e rápida para quem não tem nenhum programa de edição no pc, ou não sabe/não tem paciência de usar. Hoje existe uma infinidade deles, mas eu selecionei aqui alguns que talvez ainda sejam desconhecidos. Na minha opinião, nenhum deles substitui o photoshop ou ligthroom nas edições profissionais. Eu mesmo uso estes sites quando quero brincar com minhas fotos pessoais, pois o que mais me chama atenção neles são os efeitos de cores. É só clicar no nome do editor para ser direcionado ao site:

   É um editor simples de usar. Só acho meio chato na hora de trocar a foto para editar outra. É bem intuitivo. Tem ferramentas básicas como giro, flip, corte, redimensionamento, shapes e frames, e efeitos bonitos de cores e lentes, com opções de mesclagem, seleção colorida (ainda há quem use) e muitos outros. Ao fazer o upload da foto, as ferramentas aparecem na lateral esquerda.

 

   Esse editor é bem legal porque as funções dele vem definidas em abas acima da área de edição. Na aba basic, as funções básicas e controles de hue, saturation, lightness, contrast e brightness. É quase um photoshop! Na aba effects, mais de 30 efeitos de cores pra voce brincar com suas fotos. Entre outras muitas funções das diversas abas estão um conta gotas, editor de texto em gif, smooth e sharpen e curvas e editor de colagem. Tem também uma borracha, que eu não recomendo, e você pode tirar uma foto com sua webcam.


   Esse editor é ótimo! Você pode se registrar e criar uma conta paga para ter acesso a alguns ajustes e efeitos extras, mas os gratuitos são tão bons que eu acho desnecessário. Ele tem um editor de colagens também com muitos modelos. No editor de fotos, além das ferramentas básicas, você encontra quase 30 efeitos de cores lindos com ajustes, maquiagem, shapes, frames, texturas e os themes com brushes temáticos e texturas. Uma dica é que nos efeitos pagos, tem uma pequena coroa, identificando o que é pago.


   O Befunk é bem organizado. Tem 7 abas principais e dentro delas outras subdivisões. Possui as ferramentas básicas de edição, e ainda ferramentas de retoque como sharpen, blur, maquiagem, olhos vermelhos, vinhetas, etc. Possui 40 conjuntos de filtros de cores e suas subdivisões, o que dá pra fazer muita coisa. E ainda uma infinidade de brushes, frames e texturas, onde você encontra desde bokehs e texturas de luz até texturas metalizadas. O melhor desse site é que além de muitos efeitos lindos, todos eles são editáveis.


PIXLR - Esse site é subdividido.
http://pixlr.com/editor/: Essa parte funciona como um photoshop online, com as camadas e paletas. É semelhante a maioria dos programas de edição de imagens.
http://pixlr.com/express/: Aqui você já pode encontrar uma grande variedade de ajustes, efeitos de cores e luzes, frames e brush prontos e que podem ser combinados entre si.
http://pixlr.com/o-matic/: Bastante semelhante ao express, só que você pode "achar" efeitos escondidos. Na realidade, acho que os dois (express e o-matic) possuem os mesmo efeitos. Porém este não possui ajustes. Acho que deveriam unir as duas seções em uma só.



Mariana Souza
Blog | Site

5 comentários:

  1. Oi, Rodrigo.
    Tô na busca de um editor de fotos. Usei o Lightroom 3 de um amigo, pra ajustar fotos em RAW, e achei interessante. Não conheço o popular Photoshop.
    Não trabalho com fotos, cuja prática é apenas hobby, então gostaria de saber se existe destes editores gratuitos (LR ou Photoshop), até em versões anteriores, que não sejam pra teste de 30 dias, sobretudo pq quero aprender melhor não só o tratamento de fotos em JPG, como tb RAW, o que nem todos editores permitem.
    Agradeço antecipado a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há versão grauita destes programas, para editar RAW você pode usar o próprio programa que vem no CD da sua câmera. Para JPEG tem o Photoscape, mas ele é bem básico perto destes pagos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Passei por aqui procurando editores onlines e encontrei essa sua pergunta, Mônica. Tenho utilizado um interessante editor de RAW e também de arquivos compactados, o RawTherapee (http://rawtherapee.com/). Ele oferece ótimas ferramentas num ambiente parecido com o Ligthroom.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails