17 de outubro de 2013

Pentax K3 e o filtro anti-aliasing que liga e desliga

   Depois da febre dos sensores sem filtro em várias câmeras Fuji e Nikon, chegou a vez da Pentax K3 aderir ao noo pote de ouro da fotografia digital. Mas não igual às outras, nessa câmera há um dispositivo que é uma espécie de interruptor que liga e desliga o filtro anti-aliasing (ou low-pass ou passa-baixas ou OLPF ou seja lá como quiser chamá-lo) e isso pode trazer o melhor dos dois mundos em relação à nitidez e resolução. A câmera simula artificialmente o uso do filtro ou não de acordo com a sua vontade, a qualquer momento, uma grande novidade.
Elegante versão prata com grip
   A Pentax K3 é equipada com sensor CMOS de 23.3 megapixels (APS-C com 24.7 megapixels de resolução total); possui 27 pontos de autofoco (sendo 25 pontos cruzados); possui estabilização no sensor, dispensando lentes com estabilizador de imagem;o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos; sensibilidade ISO 100-51200; modo contínuo de até 8.3fps (limitado a 60 arquivos JPEG ou 23 RAW); flash pop-up com alcance de até 13 metros em ISO 100; faz vídeos Full HD em formato MOV; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 720 disparos por carga.
Não estranhem o nome Ricoh, ela é a dona da marca agora
   Esta câmera foi construída em liga de magnésio com selamento contra poeira e respingose há uma interessante função de vídeos em resolução 4K (3840x2160 pixels) para time-lapse. Para ajudar, há dois slots de cartão SD e um deles pode ser exclusivamente para estes vídeos. A Pentax K3 estará disponível na cor preta e também em uma edição limitada de 2 mil unidades na cor prata que já virá com um grip de bateria. Começará a ser comercializada em novembro ao custo de 1300 dólares o corpo, e 1600 dólares a versão especial prata.
Reparem nos modos exclusivos da Pentax no dial: Sv e TAv
   Opinião do blogueiro: Enquanto rola a briguinha entre os fervorosos fãs de Canon e Nikon (que às vezes fazem lançamentos sem sentido), vemos a Pentax fazer uma excelente câmera, com dois REAIS atrativos que justificam o lançamento de uma nova câmera: o filtro liga/desliga e os vídeos em 4k para time-lapse, além ainda do grande número de pontos de foco cruzados, 25. Totalmente recomendada na data de hoje, pena que o Brasil não existe para a Pentax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails