25 de novembro de 2013

Apple QuickTake, um dos maiores fracassos da fotografia digital

   Não fosse este artigo do Cardoso no Meio Bit eu jamais saberia que a Apple havia lançado câmeras digitais, e que essa aventura seria mais um de seus erros históricos. Não que fossem câmeras tão ruins assim para a época, mas um conjunto de fatores levou as câmeras Apple QuickTake a tornarem-se um retumbante fracasso.
Um binóculo travestido de câmera digital
   A primeira delas, a QuickTake 100 tinha um formato de binóculo e foi co-produzida por Chinon (um braço japonês da Kodak) e a própria Kodak no ano de 1994, bem no início da era difgital da fotografia como descrito aqui na série sobre a evolução das câmeras digitais. A sua resolução era VGA (640x480 pixels ou 0.3 megapixels), a lente possuía abertura f/2.0 e havia um pequeno monitor LCD com algumas informações sobre bateria, memória restante, entre outras. Os grandes pecados desta câmera foram o absurdo preço de 750 dólares e a não menos absurda compatibilidade apenas com  os mega "populares" computadores Mac, além da impossibilidade de se apagar alguma imagem da memória interna da câmera (ou apagava todas elas de uma vez ou não apagava nada).
O cartão no centro da imagem é o falecido Smartmedia
   No ano de 1995 surgiu a QuickTake 150 com o mesmo formato da câmera anterior e parecia mais uma QT100 com atualização de firmware que permitia gravar o dobro de imagens e também em formatos mais amigáveis como o BMP e JPEG em vez dos formatos QuickTake e Pict da sua antecessora. Foi incluído no seu kit um adaptador para fotos macro e que também poderia ser utilizado na QT100, mas a grande mudança foi a compatibilidade com Windows 3.1, o que poderia ajudar a popularizar esta câmera, mas o preço era de proibitivos 700 dólares.
Apple QuickTake 200 e sua irmã gêmea Fuji DS7
   Em 1997 a QuickTake 200 encerra a grotesca aventura da Apple na fotografia digital, agora com um formato mais padronizado e um slot de expansão de memória para cartão Smartmedia, lembram dele? Esta câmera foi desenvolvida pela Fuji e nada mais era do que uma Fuji DS7 renomeada, já não haviam mais problemas de incompatibilidade com sistemas operacionais, formatos proprietários ou simples funções como apagar uma foto, mas o preço de 600 dólares continuou afastando o consumidor até que Steve Jobs voltou à maçã e acabou com a farra da QuickTake. Será que um dia a Apple volta a produzir câmeras digitais?

3 comentários:

  1. O Cardoso sempre com esses achados malucos !

    Rodrigo, a Apple já possuí uma Câmera Digital, atualmente chamam-na de Iphone 5!
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. tomara que não, hehe.
    mas como foi dito aí, acho que o iPhone já acaba fazendo mesmo esse papel, sem o risco de ser mais um grande mico da maçã.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails