16 de setembro de 2014

A surpreendente Canon G7x

   A Canon agora possui 4 compactas premium, sendo que 3 sensores de tamanhos diferentes (e bem diferentes) estão sendo usados. A Canon G7x nasce para ser a intermediária entre G16 e G1x usando um sensor "inédito" de 1 polegada, coloquei entre aspas porque um sentimento de déjà vu paira no ar: o sensor tem as mesmas medidas e mesma resolução do usado nas Sony RX100 e Panasonic FZ1000. Curioso, não?
Primeira vez que a Canon usa esse LCD inclinável em 180º, ideal para autorretratos
   A Canon G7X é equipada com sensor CMOS de 20.2MP (1 polegada com 20.9MP de resolução total); sua objetiva com aproximadamente 4.2x de zoom cobre distância focal entre 24-100mm cm abertura f/1.8-2.8 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; possui filtro ND; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 250 segundos; sensibilidade ISO 125-12800; modo contínuo de 6.5fps; o alcance do flash é de até 4 metros; fotografa em RAW; possui wi-fi e NFC; faz vídeos Full HD com taxa de 30 ou 60fps no formato MP4 e som estéreo (faz vídeos em time-lapse e efeito miniatura); seu monitor LCD móvel e sensível a toque mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para até 210 fotos por carga (até 310 fotos no modo ECO).
Estes dials sobrepostos já foram vistos anteriormente na série G, mas faltam mais controles
   Há um anel de controle ao redor da lente e dois dials sobrepostos no alto da câmera mas eu acredito que uma câmera como essa pedia mais acesso direto aos controles manuais, há apenas um controle giratório no painel traseiro da câmera e nada mais. Não é uma câmera tão ágil mas é uma câmera boa e tem certa vantagem de zoom sobre sua principal concorrente, da rival Sony. O preço parece ser seu grande trunfo em relaçõa à concorrência: 700 dólares e começará a ser vendida em meados de outubro.
Há um botão dedicado ao controle do anel ao redor da lente
   Opinião do blogueiro: É uma câmera que briga de igual para igual com a Sony RX100 III, mas perde no viewfinder, me parece que é o que ficou faltando nela. De resto são ótimas especificações com destaque para o zoom e os vídeos em MP4. Também não dá para esquecer da bateria que tem sido o calcanhar de Aquiles das compactas Canon, a autonomia está baixa em relação à concorrência. De um modo geral está recomendada na data de hoje, mas é preciso saber se ela consegue brigar mesmo de igual para igual com a concorrêbcia na prática.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

12 comentários:

  1. Não estou no momento de fazer novos investimentos em equipamentos, mas a 7D mark II e essa G7~X, no médio prazo, são ótimas candidatas para substituir a minha T4i e a S100 (que apresentou um conhecido problema com a lente e está indo para a manutenção).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, seria um upgrade e tanto, hein? Essas câmeras novas estão sendo uma tentação.

      Excluir
  2. Rodrigo, não existe a g7x para vender no Brasil e muito menos no Paraguai, tu acha que vai demorar para chegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos vendedores autônomos em fóruns de fotografia e redes sociais já tem a G7x para vender. Em lojas (sejam elas oficiais ou não) não faço ideia de quando começaram a vendê-la. Hoje em dia não dá nem pra saber se ela chegará a ser vendida algum dia aqui. O número de boas câmeras que nem chega ao Brasil é muito grande.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. Opa! o meu é ademirduarte@ademirduarte.com

    ResponderExcluir
  4. Se eu for pensar no quesito vídeo para o Youtube, seria uma bom upgrade, mudar a T3i por ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade seria um downgrade dos grandes. Para ter algo muito melhor que a T3i, pensando na qualidade de imagem, teria que fazer um investimento muito alto. Acho que não vale a pena, melhor ficar com ela mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  5. aonde eu compra essa camera no brasil ?

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Tem um modo chamado star time-lapse movie. Não é grande coisa.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails