26 de dezembro de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2008)

   Chegamos ao ano de 2008 e este ano foi marcado pelo início da produção de câmeras mirrorless em massa e este ano pode ser considerado um divisor de águas para a fotografia digital, as DSLR agora não estavam mais sozinhas e o trio Panasonic-Olympus-Leica apostou tudo no sistema Micro 4/3 que envolvia um sensor medindo 4/3 de polegada e uma baioneta comum às câmeras mirrorless (diferente da antiga baioneta 4/3) das séries Panasonic G e Olympus PEN permitndo que se usasse objetivas das duas marcas em qualquer uma das suas câmeras mirrorless. A Panasonic G1 com seu sensor de 12MP e monitor LCD totalmente articulável foi quem começou isso tudo e, inicialmente, ainda não se conseguia alcançar o objetivo de câmeras pequenas e mais leves como se pode ver na foto abaixo.
A Panasonic G1 foi um marco, mas que ainda viria a ser muito aperfeiçoada com o passar dos anos
   2008 também foi um ano de despedidas, a Samsung GX20 foi a última reflex da marca sul-coreana encerrando uma série que nunca fez grande sucesso, mesmo com a parceria com uma gigante da fotografia, como a Pentax. Esta câmera possuía um sensor APS-C de 14.6 megapixels e era baseada na Pentax K20D que já possuía o modo live view que ainda não havia na anterior.
Samsung GX20 foi a última reflex desta marca
   A Canon também foi responsável por iniciar um novo ciclo na fotografia digital, a sua superzoom Canon SX1 inaugurou a produção de compactas em massa com o sensor CMOS, utilizado à época apenas nas DSLR. O resultado não saiu como o esperado e a SX1 foi uma câmera que ficou aquém do que a gigante japonesa costumava apresentar em qualidade e o projeto levou ainda um bom tempo para ser aprimorado, com este sensor de 10 megapixels sendo engavetado. Depois a Sony conseguiu resultados melhores (como veremos no próximo capítulo) e as outras fabricantes começaram a desenvolver seus sensores CMOS para compactas chegando aos dias de hoje em que a grande maioria de compactas já não usa mais o sensor CCD.
Na teoria era uma ótima câmera, mas na prática deixou a desejar
   Por fim, a Nikon lançou uma lendária DSLR encerrando sua antiga nomenclatura Dxx para as reflex de entrada e de nível intermediária. A Nikon D90 foi uma câmera tão boa, alcançou uma reputação tão sólida na fotografia profissional que muitos usuários ainda a consideram melhor que suas sucessoras e esta câmera ainda pode ser encontrada à venda em muitas lojas. Esta, sem dúvidas, ficou para a história.
 
A Nikon D90 é uma lenda que ainda será falada por muitos e muitos anos
    Nos vemos em 2009 na última parte desta história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails